terça-feira, 7 de outubro de 2008

Coisas complexas

Depois de conversar com uma amiga sobre algumas coisas complexas da vida, resolvi escrever esse post. Adivinhem qual é uma das coisas mais complexas de nossas vidas "adultas"? Relacionamento, claro!

E se a gente pensar friamente, a maior parte dos solteiros adultos (desculpem a "discriminação" dos adolescentes neste instante) não tem mais paciência para relacionamentos. Não tem mais tempo para esperar o(a) companheiro(a) na saída do trabalho ou da faculdade. Não quer gastar dinheiro nem tempo para dedicar à aquilo que o outro gosta. Conseguem fazer uma lista de "contras" muito maior do que uma lista de "prós". Então escolhem ficar solteiros, pronto.

Fiquei pensando sobre dois pontos evidentes nas conversas sobre relacionamento:

- Sempre ouço algo do tipo: "Ele(a) tem que vir atrás de mim", para se provar que é superior no relacionamento. Namorado(a) ou companheiro(a) não é alguém com quem você tem que competir. Não existe corrida ou superior e inferior. Não é um mercado onde você tem que derrotar um competidor, onde você tem que ser melhor. É alguém com quem você compartilha as coisas, boas e ruins, lado a lado, dando apoio.

- Sexo é ótimo e necessário. Mas sexo não é a finalidade do namoro (ou casamento). Se você quer só sexo, existem muitas opções que não envolvem relacionamento.

Resolvi então fazer uma lista de "prós" para lembrar de como é bom ter alguém ao seu lado:

- assistir um filme ao lado da pessoa, mesmo que você não goste do filme, só para estar ao lado dela, deitar no colo e fazer (ou receber) um cafuné.

- andar de mãos dadas na rua, sem se preocupar se você está bonita(o) ou não, afinal, nessa hora você não está "competindo" as outras (ou outros) na rua, tentando caçar alguém. E é nessas horas que parecemos mais belos;

- receber uma ligação no meio do dia, sem esperar, dele(a) só para dizer que estava com saudades; 

- ter alguém para contar aquele pequeno detalhe que aconteceu no seu dia;

- acordar de manhã ao lado dele(a), sem se preocupar se depois que ele for embora se ele vai te ligar ou se ela vai ficar te aborrecendo;

- saber que tem alguém que se preocupa se você está triste ou doente;

- poder mandar flores ou comprar um presente especial, sem nenhum motivo, só para agradá-lo(a), sem ter medo de se achar ridículo;

- ter alguém para pedir uma massagem no fim daquele dia estressante e oferecê-la em um outro dia;

- poder sair em um domingo de sol, sem um destino, só para conhecer lugares novos aproveitando a companhia ou ficar em casa mesmo e sentir o mesmo prazer, só pela companhia;

- ver o sorriso dele(a) quando te vê;

...

essa lista pode ser imensa e qualquer um pode completá-la. 
Só vale lembrar que para ser feliz não dependemos dos outros, fazemos nossa felicidade. Só escolhemos compartilhá-la com alguém.


Camila de Araujo

3 comentários:

Anônimo disse...

Genial!

Vo acrescentar:
"Acordar e saber que o dia pode ser passado inteirinho no mesmo lugar em que você está, do lado dela, não se importando com o que fazer..."

ótimo post!!!

bjks =o*

Raphaela disse...

O pior é que deveria ser a mais simples das situações e não a mais complexa, né? Uma vez que crescemos e amadurecemos...(ou, pelo menos, deveríamos)
Bom, só pra acrescentar mais um à lista:
"Saber que não precisamos dizer nada, que só pelo nosso olhar tudo já foi entendido..."
Obrigada pela visita.
Eu tb voltarei mais vezes por aqui...
Bjus

Mari disse...

è saber que só um olhar já diz tudo !
otimo !!!!
amei