quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Esperança industrializada

O meio do mês de dezembro se aproxima. Automaticamente algumas palavras de Drummond aparecem na minha mente:

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número, e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente." (Carlos Drummond de Andrade)

E com toda essa esperança industrializada, parece que as pessoas não se preocupam com os detalhes que realmente tem importância. Apesar do final do ano, a gentileza que costumava brotar no coração das pessoas (pelo menos nesta época) ainda está adormecida. E será que ela vai acordar?
As luzes que enfeitam as casas já não aparecem tanto. A cidade e seus bairros residenciais continuam os mesmos de sempre, na rotina habitual, sem alegria e com a pressa de todos os dias. Parece que as pessoas não tem mais ânimo nem para decorar sua casa e chamar a alegria da época. As crianças vão às lojas escolher seus presentes e todo o encanto do Natal fica no caixa da grande loja.
Por toda essa situação, meus olhos se enchem de lágrimas quando veem algo, mesmo que seja muito sutil, como um simples Papai Noel na rua, fora dos shoppings centers, distribuindo seu carinho, tentando salvar a última lembrança do verdadeiro Natal.
Quero assim, deixar registrada minha vontade: "Quero de volta a esperança do Natal, a gentileza, mais luzes no corações. Quero a esperança IN NATURA, sem estar embrulhada em uma caixa cara, com um laço bonito."

Deixe você também seu Desejo de Natal registrado! Vamos recuperar nossa essência.

3 comentários:

Amanda disse...

Ahh flor! os anos se iniciam, passam por nós como um foguete e se reciclam novamente. é impressionante como os dias são longos e os anos são curtos!
muitos nem sentem essa época de "festa", 13° e exageiros. como eu por exemplo, confesso, mesmo sem 13°.
ando meio afastada do blog mas já coloquei em dia a leitura. vi que está feliz, já de vida nova e com Paris no coração.
Que o novo ano seja inspirador pra você.

beijoss

Brown disse...

ei moça!!!
parou foi???

eu voltei!@!!!!
saudades!!!
bjks =o*

Wagner Trindade disse...

Oi amiga tudo bem vc sumiu neh...
bju