sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Política

Não sei se infelizmente ou felizmente, eu não voto este ano. Estou fora do Brasil e meu título não foi transferido para cá. Então eu não faço parte do povo que vai decidir quem se tornará o governante do Brasil.
Entretanto, aqui de longe, vi muita coisa triste e suja antes das eleições. 
Eu ainda não acredito que uma personagem de comédia (Tiririca) tenha recebido um número tão grande de votos. E apesar do slogan do palhaço "Pior do que está não fica", eu tenho minhas dúvidas, pois a Lei de Murphy funciona bem.
Eu não acredito em candidatos que se julgam acima até mesmo de Deus.
Eu continuo achando que a política  não é lugar de humoristas, ex-pagodeiros, pitaqueiros de televisão, cantores, "mulheres samambaias" (usado o conceito de mulher que só ver para ficar em um canto e ser olhada) e por aí vai...
Eu não carrego (e nem quero carregar) a bandeira de partido algum. Prefiro analisar as posições de cada um, sem vestir um óculos que só faz ver aquilo que o partido quer. Assim como não defendo o governo anterior ao PT e nem defendo o Serra. Ninguém foi perfeito.
No que se refere às características necessárias aos candidatos à presidência do país, acredito que seria necessário alguém com, no mínimo, experiência política (não acredito que alguém que nem ao menos governou uma cidade possa governar bem um país... essa é uma convicção minha. Se esse for o caso do candidato que ganhar, tenho certeza que não será ele a presidir o país realmente).
Também creio que os candidatos tenham que ser pessoas idôneas. Eu, particularmente, não posso nunca acreditar em uma pessoa que falsificou uma declaração no currículo Lattes (para quem não está familiarizado, é o currículo para a área acadêmica, tendo como responsável o CNPq - que é um orgão Federal). Eu vi o currículo Lattes da sra candidata, enquanto ainda estava com falsas declarações. Hoje ele está corrigido e pode ser visto aqui. Porém cursar os créditos de um mestrado e/ou doutorado nunca dão o direito ao título como ela tinha declarado anteriormente. Isso é crime. 
Quanto à educação, nunca vou negar que durante todos os anos do governo Lula, o acesso à educação superior do país melhorou muito (não posso afirmar que a qualidade melhorou).
Entretanto, também sendo professora universitária de um centro universitário privado do estado de SP, observo que a qualidade dos alunos que acabam de ingressar no ensino superior é cada vez pior. Infelizmente, a maior parte deles não sabe escrever um parágrafo sem cometer um erro ortográfico, de sintaxe ou concordância, não sabe expressar uma idéia ou (pior ainda) não possui idéias próprias. Pensar não faz mais parte do "currículo" do ensino superior.
E como pensar não faz parte das atividades da "massa", declarações falsas no currículo Lattes passam a ser bobagens. Ou declarações confusas da sra candidata sobre o meio ambiente (veja o vídeo dela dizendo que o meio ambiente é uma ameaça no Kibeloco) também não interessam...

Nenhum comentário: