quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O bolo e a Ética

Ultimamente a palavra "ética" parece que não faz mais sentido ou tomou um sentido completamente diferente.
São tantas situações desagradáveis no dia-a-dia por falta de ética, que eu quase não consigo lembrar de todas. E quando exijo meus direitos ou mantenho minha postura diante de alguma dessas situações, ainda sou "A chata".

E vou contar uma situação bem simples que aconteceu ontem a noite (envolvendo o tal bolo que aparece no título): estava em um barzinho com meus amigos, para comemorar meu aniversário. O bar oferece um bolo para a pessoa aniversariante, mediante o consumo de R$ X,00 (e diga-se de passagem que eles oferecem um bolo ótimo, da melhor doceria da cidade e foi por isso que resolvi convidar meus amigos para comemorarmos lá).
Já pelas tantas, com o bolo cortado, mas sobrando muito mais da metade, o garçom aparece e pergunta se poderia guardar o bolo na caixa para eu levar. Achei isso ótimo, porque já estava pensando em como levaria esse bolo para casa ou para o laboratório onde fico.
Enquanto o garçom retira o bolo da mesa, ele diz rindo: "não vai assustar se voltar faltando um pedaço". Eu levei na brincadeira e respondi rindo: "ô louco e como ficam meus amigos que não vieram aqui hoje e querem bolo?". O garçom ainda rindo sai levando o bolo.
Quando o mesmo garçom volta com a caixa do bolo e a conta da mesa, ele ainda rindo diz: "olha, acho que a caixa está leve, hein?". Eu resolvo abrir a caixa e qual minha surpresa quando me deparo que mais da metade do bolo que tinha sobrado tinha simplesmente sumido... aí minha cara de feliz mudou na hora para incrédula (e não só a minha, mas de todos os meus amigos da mesa).
O valor da minha conta tinha dado mais do que R$ 2X,00... e ainda tinham roubado um grande pedaço do meu bolo, na cara-de-pau mesmo? peraí... não é porque é só um bolo que as pessoas podem ir pegando assim... a questão não é o bolo em si... e sim a atitude das pessoas em determinada situação. Fiquei com vontade de perguntar ao garçom se ele ensinaria o filho dele a pegar as coisas dos outros sem pedir, ou emprestar algo de algum amigo e devolver só a metade.
Eu fiz questão de deixar o dono do estabelecimento ciente da situação (e pelo visto ele não tinha ideia de que isso acontecia... mas era uma atitude meio combinada e comum entre os funcionários do bar).
Mas a moral da história é bem simples:



Mas tem gente que ainda me deixa esperançosa. E um ótimo exemplo disso foi um funcionário da Localiza Rent a Car aqui de São Carlos. Eu usei um carro deles e esqueci R$ 50,00 no quebra-sol. O funcionário que fez a vistoria do veículo na hora da entrega  (e eu estava fora da vista dele) encontrou o dinheiro e nem pensou duas vezes para me devolver. Agradeço então aqui novamente a essa atitude do funcionário da Localiza (do qual, infelizmente, não recordo o nome - falha minha).
Será que ainda podemos ter esperança?


Nenhum comentário: