quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Ode a quem?

O horário marcado para a visita do Excelentíssimo Senhor Ministro da Ciência e Tecnologia era entre 11h e 12h. E desde as 8h só se ouvia em nossa sala: “ainda tem mais cartazes para imprimir... cortar... colar... pendurar”. Um ritmo frenético de todos.

Depois de tudo arrumado, era hora de conferir roupa, cabelo, maquiagem. Tudo certo.

As 12h chega a notícia de que ele estava um pouco atrasado. Todos cansados, com fome e ainda assim esperando. Lá embaixo, a mesa posta, os copos e xícaras todos alinhados. O pessoal do laboratório ao lado esperando também. A fita azul na porta aguardando o ato solene.

13h... nada... algum tempo depois finalmente aparece a comitiva oficial. Acontece o ato solene. A fita do novo prédio é cortada. Era o que todos esperavam.

10 minutos após o ocorrido, toda a comitiva some como se fosse um passe de mágica. Todo o esforço, todos os cartazes e organização... tudo por nada... nem uma entradinha em nossa sala... a visita restringiu-se ao hall onde estava o coffee-break.

Depois que todos se foram fica a sensação vazia dos nossos estranhos valores. Para que tudo isso? Por que alguns são considerados tão importantes? Que grande diferença isso fez na minha vida ou na vida dos outros pesquisadores daqui?

A verdadeira ciência e tecnologia sai daqui, das universidades, dos laboratórios, dos centros de Pesquisa & Desenvolvimento, cheios de pessoas “comuns”, que não são esperadas todos os dias por uma comitiva empolada, nem por vários flashes de câmeras digitais.

Então eu dedico este texto a todas as pessoas comuns! Um “Viva” para nós!

Um comentário:

Mari disse...

Um VIVA para quem faz não para quem aparece sorrir e some e nem sabe do que se trata !!!!
Beijão