15:40. Estou assistindo uma aula de Engenharia de Software (quer dizer, estou tentando assistir). Fico indignada quando vejo uma situação como esta que estou presenciando: aula de pós-graduação em uma grande universidade pública, em um dos mais conceituados institutos de computação do Brasil e um professor que nem sabe ao certo o conteúdo dos slides que estão sendo apresentados. Quero dizer, ele conhece a matéria, mas nem se deu ao luxo de verificar o que seria apresentado hoje. Simplesmente pegou a apresentação de outro professor (sei disso porque o nome do outro professor estava no primeiro slide) e segue simplesmente lendo o que está escrito na tela.
A indignação é sobre o fato que tanto se fala em educação e novas formas de ensino. Eu quase me mato para procurar formas de interessar os alunos em minhas aulas. Passo várias horas estudando e me atualizando sobre os assuntos das disciplinas que ministro (só para constar: Interação Humano-Computador, Programação Web e Logística no momento, mas também atuo na área de Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento de Produtos).
Aproveitando o tema da aula - engenharia de requisitos - eu digo que existem pelos menos 2 requisitos funcionais para ministrar uma aula decente:
R1. NÃO LER OS SLIDES,
R2. ESTUDAR (ou pelo menos verificar) A MATÉRIA DA AULA;
Chega... vou pro intervalo... ainda tem metade da aula pela frente.
2 comentários:
Hahaha... é incrível como um título e uma vaga permanente (diga-se efetiva) fazem com um professor. É o "ninguém me tira daqui" misturado ao "isso (dar aula) não conta ponto na avaliação de minha carreira".
Boa sorte aí!
Sabe que é por essas e outras que a qualidade do ensino nas universidades públicas estão caindo!!!
Hoje, vale mais a pena ingressar em uma instituição privada!!!
Postar um comentário