segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Imobiliárias de Lorena: sejam profissionais!

No fim da semana passada eu comecei minha busca por um novo "lar" aqui pelas bandas do Vale do Paraíba. Passei dois dias andando sozinha, igual barata tonta, me localizando só pelo GPS (porque não conheço NADA daqui da região), em busca de uma casa/apto.
E vou falar... tem muita coisa ruim para alugar com preços absurdos.
Mas antes de ver os imóveis, eu notei uma coisa muito séria aqui: o serviço muito ruim das imobiliárias.
Os sites de todas elas são ruins (com péssimas funcionalidades), os imóveis que aparecem lá nem sempre estão disponíveis. As lojas físicas fecham no horário do almoço (das 11:30 as 13:30!), são desorganizadas pois elas não usam um sistema no computador para facilitar o trabalho e não são nada gentis no atendimento (com exceção de um senhor, Mauricio, dono de uma pequena imobiliária no centro de Lorena).
Na minha busca por um imóvel adequado (situação do imóvel/localização e preço), encontrei um apartamento. Levei meu marido para ver o lugar, ele gostou e de lá voltamos para a imobiliária, tratar da papelada.
Já tinha levado comigo todas as "mil" cópias de documentos necessários para a locação e o fiador. Aí começa o problema... eles pedem fiador de Lorena ou da região. Penso comigo: "eles são burros ou o quê... moro mais de 400km longe daqui, não conheço nada nem ninguém aqui, estou vindo para cidade deles, onde vou gastar dinheiro, vou me tornar cliente e eles não facilitam nada!". Com um pouco de choradeira, eles aceitam a documentação do meu fiador (meus pais!) e ficam de fazer uma consulta para ver se aprovam eles... eles pedem para eu ligar hoje (segunda-feira) para ver se está tudo ok.
Então hoje, depois das 13:30, eu tento ligar váriassssssss vezes e ninguém atende... já viu uma situação dessa? Uma imobiliária, em horário de atendimento, que não atende telefone? Lá pela sexta tentativa, quase no final da chamada, alguém resolve atender o telefone com um "alô" bem ríspido. Eu pergunto da documentação e a atendente, ainda de forma muito ríspida, informa que não deu tempo de olhar nada da documentação deixada no sábado, que existem 6 contratos da semana passada para finalizar e que só vão olhar a documentação nova depois que terminar esses 6...
Aí eu penso se estou lidando com um serviço público de má qualidade, porque esse foi o tipo de atendimento que recebi!
Enquanto tenho que esperar a "boa vontade" da imobiliária que "escolhi" (!?) para alugar o imóvel, meu marido continua gastando horrores em uma pousada, dia após dia...

Engraçado que Lorena possui um campus da USP, a EEL, que ainda é novo, mas que acabou de aprovar novos cursos na graduação. E logo devem aparecer os cursos de pós-graduação. Isso significa muito mais dinheiro para a cidade, mas também significa necessidade de infraestrutura para atender esse pessoal.
Então já fica um aviso para os novos estudantes que devem chegar em Lorena, eufóricos com a aprovação na EEL-USP: paciência para arrumar um lugarzinho para alugar.
Mas é sempre bom dar o recado ao pessoal da cidade também (apesar das poucas pessoas que vão ler este blog):

Imobiliárias de Lorena: sejam profissionais!

Quem sabe um dia essas imobiliárias comecem a melhorar seus serviços e disputar cada um dos estudantes e trabalhadores que chegarem na cidade, oferecendo o seu melhor.
(enquanto isso, eu aguardo, impaciente, a aprovação da minha documentação)

Nenhum comentário: